- Trabalhar em equipa é promover a inter-ajuda entre todos os elemento da equipa/grupo.
- Interagir é importante, pois cada um tem a sua própria opinião e a sua maneira de ser.
- Se cada um der a sua opinião poderá chegar-se a um consenso.
- Cada elemento tem de cumprir a sua função e aí sim está a trabalhar em equipa.
- O ideal de cada equipa/grupo deve ser "Um por todos e todos por um"
Criei este blogue, para provar que sou capaz de realizar a promessa e tornar-me um pioneiro de alma e coração...
sábado, 30 de março de 2013
Trabalhar em equipa
Participar num Empreendimento
![](http://1.bp.blogspot.com/-Fzbj0AAqt4M/TdnWgE5yVWI/AAAAAAAADXg/QEWn1XVGKLs/s320/knapsack.jpg)
O Empreendimento está dividido em várias fases, como por exemplo, "A Fuga".
Afonso Dinis era um jovem muito controlado pelos pais. Afonso revoltado com tão pouca liberdade decide fugir...
sexta-feira, 29 de março de 2013
Conhecer o Patrono dos Pioneiros, da tua equipa e da comunidade
São Pedro (PATRONO DOS PIONEIROS)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUK0ngpWLsmmEhBta7hE8_byi3BOue5jH4zAAVoZVp8rl_P-MFNrh8GqxfnJ8qAwn3Q25P41Y6qrDhXHNIlL2BfZZCtji-IwRLgi5M9yykEi-oX8dSzMrfXesJe_juzsrO4lm0j8JMaWJF/s320/spedro.jpg)
Foi Deus quem quis tornar forte o que antes era fraco e, apesar das limitações e debilidades humanas deste Apóstolo, quis com ele empreender a obra grandiosa de construção da Igreja de Cristo. Nesse sentido, São Pedro é "pioneiro" de um tempo novo, o tempo da vida "com Cristo", o tempo das primeiras comunidades que partilharam os ensinamentos do Filho de Deus.
São Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja se começou a erguer e, nesse sentido, ele foi, sobretudo, construtor de comunidade. Em seu redor surgiram outros que, atraídos pelo seu testemunho de vida, descobriram a presença do Senhor Ressuscitado na Igreja, Seu Corpo.
São Pedro mostra-nos o sentido comunitário da vida e motiva-nos a pôr a render os nossos talentos, em vista do bem comum, com o sentido último de ajudar a construir na terra o Reino dos Céus.
António Maria Claret (PATRONO DA NOSSA COMUNIDADE)
Foi um sacerdote católico espanhol, arcebispo de Cuba, fundador dos ordem dos padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria.
Maria Claret é também venerado pela Igreja Católica e foi canonizado pelo Papa Pio XII no dia 27 de maio de 1950.
É no dia 24 de outubro que se realiza a sua festa litúrgica.
Bob Marley (PATRONO DA NOSSA EQUIPA)
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em Nine no Mile no dia 6 de fevereiro de 1945 e acabou por morrer em Miami no dia 11 de maio de 1981 com apenas 36 anos.
Foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.
Marley teve direito a uma Estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.
quinta-feira, 28 de março de 2013
Conhecer a Mística e Simbologia dos Pioneiros
A Mística proposta para Pioneiros resume-se na frase: A Igreja em Construção. Pressupondo o reconhecimento de que o Criador é a fonte de todos os dons, considerando que Deus nos colocou neste mundo para realizar um projecto de felicidade para toda a Humanidade, e tendo por base, ainda, que a nossa participação nesse projecto tem origem na Aliança que Deus firmou com os Homens, o Pioneiro/Marinheiro começa a descobrir as consequências de ter caminhado em direcção à Terra Prometida. Ou seja, é hora de amadurecer a fé que professa, e é altura para redescobrir o significado do seu baptismo, mediante o qual foi configurado com Cristo. Esta Mística sugere ao Pioneiro/Marinheiro que ele é chamado a colocar os seus talentos ao serviço da Comunidade e a assumir a tarefa de ser construtor de comunhão. Tem, por isso, um sentido profundamente eclesiológico.
Simbologia:
O Icthus é símbolo da presença de Jesus Cristo, entre os homens, que estabelece para sempre a nova e eterna Aliança. O peixe simboliza Jesus Cristo – a palavra peixe, em grego, escreve-se Icthus, que foi, pelos primeiros cristãos perseguidos, adoptado como acróstico de "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (Iesus Christos Theou Uios Soter), e símbolo secreto de identificação mútua. É para nós, também, o símbolo da evidência e da materialização de Deus à nossa frente, como alimento do corpo e da alma. É, também, símbolo do patrono, São Pedro, um pescador que, convertido, se tornou pescador de homens e testemunho da construção do novo reino inaugurado por Cristo. Procuramos que para o pioneiro o Icthus seja símbolo de fé, mas também de lógica e racionalidade assente na incarnação do Verbo de Deus, na «materialização» de Deus em Cristo, pois fé e razão não se contrapõem. Procuramos, com o Icthus, salientar o ACREDITAR consciente. O Icthus torna-se, portanto, um símbolo apropriado para utilizar perante as áreas de desenvolvimento Espiritual e, também, do Carácter e Intelectual.
A Gota de Água é símbolo da pureza. É para nós, também, o símbolo do próprio pioneiro, do jovem enquanto pessoa, indivíduo. Procuramos que seja transparente — consigo próprio e com os outros. Que seja alento e alimento para os que o rodeiam, Que consiga fazer parte de um grupo, juntar-se a outras gotas e tornar-se torrente. Nesta individualidade procuramos salientar o SABER. O saber-Ser, o saber-Estar, o saber-Fazer e todos os outros saberes que vêm ao cimo, resultado do combate que o pioneiro trava consigo próprio pela marca da individualidade. A Gota de Água torna-se, portanto, um símbolo apropriado para utilizar perante as áreas de desenvolvimento Intelectual, Espiritual e Afectivo.
A Rosa dos Ventos é símbolo do rumo certo, da boa escolha, da decisão ponderada. É para nós, também, o símbolo daquilo que é a vida do pioneiro, nas suas escolhas, na sua atitude, no que quer dos outros. Procuramos que tome sempre o rumo certo, que esteja preparado para optar, para escolher… que possa falhar, errar, mas em segurança, e que aprenda, que tire das experiências lições de vida. Que seja, de igual modo, portador de vontades, agregador de desejos e de disponibilidade. Procuramos, com a Rosa dos Ventos, salientar o QUERER. A importância da escolha, das suas consequências, mas, também, a importância da vontade, da disponibilidade. A Rosa dos Ventos torna-se, portanto, um símbolo apropriado para utilizar perante as áreas de desenvolvimento Social, Afectivo e Espiritual.
A Machada é símbolo da construção, da acção. É para nós, também, o símbolo daquilo que é o potencial do pioneiro, das suas capacidades, da sua energia transformadora, do resultado final da combinação do que quer com o que sabe... Procuramos que esteja apto a fazer, que domine a técnica, que consiga converter o sonhado, o desejado, em matéria, em realização e realidade. Procuramos, com a Machada, salientar o AGIR. A Machada torna-se, portanto, um símbolo apropriado para utilizar perante as áreas de desenvolvimento Físico e do Carácter e também Espiritual, pois esta dimensão está sempre presente em toda a acção, ainda que nem sempre de forma explícita.
Simbologia:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW8fJRXhgr8rs_AkTQUTXkb1mGk2-iGJ257zsK2AG6c5raSvnv8HVMIsic_TFRMcoKV2YZt7iJLL2nGyhqI1EPMhwwPbL1kLdG1wA0NmkPeGR10vQC9GqnWS8WhMoyuqWMqqG5lR-Lgw_v/s200/img_1174073659672_71.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEik0GE-6CgXraJCXO-wnBfVBNi35INwYHzsmQ-oB3UwdezQ2zmr7s1DLjG72rVEI45uaxHumhLDfpd5XTcBdR0jQvbpVGGakhOnyCLVmds5MN8tO7PTiLz5sR6MWd-IrUu4TKNTJPf3enEZ/s200/gota.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0ruKw7WmularWxY0Cx3NqhmRHodz7qcANeT9t3m1VN4HT86gSvyQVjOTwrTR-sWdbjVPrulUaj77-VmNvkd9flvdj-l1xUm-6_q4lRBsQnZ2RYrBOrhBPd4GyOkK_E2CMWtADDaQJY3wo/s200/simbolos_nacionais_finais.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKM50ojn-BMsdiWHRD7JiHoJz4GcVimn8LuiaQNconI2YZzSapBa4vPxVwcaeh0BdHr5vH67SNihcmhzB0DDrw5Ke_H8jMhq1P2HqTD8t6LwF42zJKg_CyAfEm2hcgmlPmlwAGmrdOclE4/s1600/recursos-22.png)
Saber quais são os cargos dentro das equipas e desempenhar um
Cargos dentro da equipa
- Guia
- Sub-Guia
- Tesoureiro
- Guarda-Material
- Secretário
- Informático
- Animador
- Cozinheiro
- Sub-Guia e Animador
Saber como se organizam os Pioneiros
Comunidade - formado pelos Pioneiros
- os elementos são denominados Pioneiros e estão organizados em Equipas de 4 a 8 elementos;
- denomina-se Comunidade a Unidade formada pelas Equipas, onde cada um tem 2 a 5 Equipas;
- cada Equipa designa-se por um Santo da Igreja, um Benemérito da Humanidade ou um Herói Nacional, cuja silhueta figura na bandeirola e no distintivo da Equipa;
- o local de reunião dos Pioneiros é designado Abrigo;
- o seu patrono é São Pedro;
- a cor representativa desta secção é o Azul;
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhj1gJL7QNUG8Lp_Ake69jflodJ6IqAhphMa5Omaev4yRK-aw9qJU0QyYFsYqdb7Joz7ng46ixLnpQYiRopw8zalSB3YztRt4s2s9sATFWtoiEzqPGvkMxhWkJ86xEsuw0O5wtv-dXYO1U/s200/simb_iii.gif)
Conhecer a figura de S. Nuno de Santa Maria
Quem foi São Nuno de Santa Maria?
Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfQkbId6-gSJ8e2VGuz0mNql9QN4iK5NcKfGifB-5XlPRv40ouOPSk6_WWtIvhgiw8-snT_hSWvz7NI6kJYUGXIWFrkzNX4fhr5aluKtBhobLYWiBiYpRQPhvqApKarkxxCmhyQd7miDMd/s320/snuno.jpg)
Casou-se em 1377 com Leonor de Alvim. Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz Pereira de Alvim.
Vendo ameaçada a independência de Portugal perante Castela,
aceita o convite de D. João I, o Mestre de Avis, de ser Regedor e Defensor do Reino tornando-se assim Cavaleiro do Reino de Portugal.
Ficou ligado para sempre à História de Portugal quando venceu
várias batalhas entre elas a de Aljubarrota, quando vence um
exército castelhano cinco vezes maior que o exercito português.
Mostrou um total desapego pela vida e uma confiança como que sobrenatural na vitória. Avançou perante todos os perigos e afrontou-os sem medo, com coragem e com muita determinação.
Mais tarde, quando fica viúvo, priva-se de tudo o que é material e entrega-se à vida espiritual e à caridade ajudando assim os que mais necessitam.
Recolhe-se então na Ordem dos Carmelitas e oferece-nos o exemplo de solidariedade e humildade que é revelada pelo abandono e doação da sua imensa fortuna.
Conhecer o Livro "Escutismo para Rapazes"
Escutismo para Rapazes surge devido a outro livro de Baden-Powell, Aids to Scouting, publicado em 1901 destinado ao exército. Estava a ser usado como livro de texto nas escolas masculinas e por rapazes em toda a Inglaterra.
Devido a este fenómeno e a pedido de vários jovens da altura, em destaque de Jonh Smith , fundador da associação «Boys' Brigade», Baden-Powell com a sua experiência na Índia e África onde conviveu com várias tribos selvagens mais a sua investigação a respeito da educação dos rapazes, que ia desde os espartanos, antigos bretões, peles vermelhas, até nossos dias, Baden-Powell desenvolve o conceito de escotismo para rapazes, onde o aplica em prática pela primeira vez em 1907, num acampamento na pequena ilha britânica de Brownsea com vinte rapazes. Devido ao êxito obtido publica pela primeira vez Scouting for Boys em 1908, que estava dividido em seis prestações quinzenais , ilustradas por ele mesmo, posteriormente, foi encadernado e vendido inteiro.
Quando o Escotismo para Rapazes sai nas bancas a adesão é tal que se propaga pela Europa em poucos anos e encontra-se traduzido em dezenas de línguas, sendo vendido em quase todo o mundo. Nasce assim o movimento escoteiro internacional, sendo a base de toda a sua filosofia e técnica descrita neste livro.
O livro contém orientações em forma de «Palestras de Bivaque» ou conversas de Fogo de Conselho sobre conhecimentos importantes para um Escuteiro: Orientação, Tocaia, Comida selvagem, Primeiros Socorros, Organização de um Acampamento, etc. Mas também sobre cidadania, carácter, importância do serviço ao próximo, etc.
Conhecer os Príncipios e Lei do Escuta
Lei do Escuta
1º - A Honra do Escuta inspira confiança
2º - O Escuta é Leal
3º - O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção
4º - O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas
5º - O Escuta é delicado e respeitador
6º - O Escuta protege as plantas e os animais
7º - O Escuta é obediente
8º - O Escuta tem sempre boa disposição de espírito
9º - O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
10º - O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
Princípios do CNE
1º - O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida.
2º - O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
3º - O dever do Escuta começa em casa.
Quem foi Baden-Powell ?
Nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1857 , em
Londres, Robert Stephenson
Smith Baden-Powell, que mais tarde iria ser conhecido mundialmente como o fundador do escutimo.
BP teve uma infância muito feliz e ainda novo
participava juntamente com os seus irmãos em excursões
de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a
acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez
e elegância.
Em 1869 entrou para a escola. A escola possuía
uma mata onde B.P. ia observar animais, apanhar por
vezes um coelho, que assava numa fogueira sem fumo e onde desenvolvia as suas
habilidades na construção de abrigos e no uso de um pequeno machado. Não sendo um grande estudante destacava
canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora.
Em 1876 entrou para o Exército. Distinguiu
Capitão. Depois fez campanhas em África tendo
e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.
Em 1899 defendeu durante meses a cidade de Mafeking, na África do Sul,
duramente atacada pelas forças inimigas
B.P ensinou alguns rapazes a
empunhar uma arma , para que pudesse organizar um grupo de jovens cadetes,
adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio,
comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem do seu comandante foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam sua
dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impacto para B.P
e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do
Escutismo.
Graças a este feito, o seu nome ficou conhecido em todo o mundo e foi promovido a
Major-General sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.
De regresso à sua Pátria, B.P viu alguns rapazes a usar nas suas
brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que c
ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens.
e, em 1907 fez um acampamento experimental na Ilha de Brownsea,
20 rapazes de 12 a 16 anos de todas as classes, onde ensinou uma porção de coisas
importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na
cidade e na floresta... Foi o PRIMEIRO ACAMPAMENTO ESCUTISTA.
Tendo sido uma experiência bem sucedida B.P publicou o livro "Escutismo para
Rapazes" em 1908. Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Grupos de Escuteiros
e no final de 1908 já existiam cerca de 60 000 Escuteiros por todo o mundo.
O Escutismo, não respeitou
fronteiras e alastrou-se por outros países (mundializou-se). Em 1920, em
Londres, reuniram-se, num grande acampamento, escuteiros
de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do
escutismo foi grande e nem as duas guerras mundiais
conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento
mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram
B.P., Escuteiro-Chefe Mundial.
Depois de vários anos de dedicação ao Escutismo, viajando pelo mundo e fundando
Associações Escuteiras em vários países, B.P. começou a ficar incapacitado,
então, retirou-se para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quénia, na África.
Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e
a visita de amigos. Faleceu na madrugafa de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.
Londres, Robert Stephenson
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjC-vfVEJo6Ab7PfTtNXFe-LljhpIEzDqT7DxaEqyxFf6GYNUb8TPSPwmO0Wn7pWWB-kWd2R6QbONrWbbo-ypIICSlXkwc9qA0UPSET17c12CZsr3dC3ZVYG0v691a1Rzn3eUnbeRLCDTam/s320/bp2.jpg)
BP teve uma infância muito feliz e ainda novo
participava juntamente com os seus irmãos em excursões
de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a
acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez
e elegância.
Em 1869 entrou para a escola. A escola possuía
uma mata onde B.P. ia observar animais, apanhar por
vezes um coelho, que assava numa fogueira sem fumo e onde desenvolvia as suas
habilidades na construção de abrigos e no uso de um pequeno machado. Não sendo um grande estudante destacava
canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora.
Em 1876 entrou para o Exército. Distinguiu
Capitão. Depois fez campanhas em África tendo
e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.
Em 1899 defendeu durante meses a cidade de Mafeking, na África do Sul,
duramente atacada pelas forças inimigas
B.P ensinou alguns rapazes a
empunhar uma arma , para que pudesse organizar um grupo de jovens cadetes,
adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio,
comunicações, primeiros socorros, etc. Graças a esses recursos, à inteligência e coragem do seu comandante foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços. A maneira como os jovens desempenharam sua
dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impacto para B.P
e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do
Escutismo.
Graças a este feito, o seu nome ficou conhecido em todo o mundo e foi promovido a
Major-General sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.
De regresso à sua Pátria, B.P viu alguns rapazes a usar nas suas
brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que c
ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens.
e, em 1907 fez um acampamento experimental na Ilha de Brownsea,
20 rapazes de 12 a 16 anos de todas as classes, onde ensinou uma porção de coisas
importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na
cidade e na floresta... Foi o PRIMEIRO ACAMPAMENTO ESCUTISTA.
Tendo sido uma experiência bem sucedida B.P publicou o livro "Escutismo para
Rapazes" em 1908. Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Grupos de Escuteiros
e no final de 1908 já existiam cerca de 60 000 Escuteiros por todo o mundo.
O Escutismo, não respeitou
fronteiras e alastrou-se por outros países (mundializou-se). Em 1920, em
Londres, reuniram-se, num grande acampamento, escuteiros
de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do
escutismo foi grande e nem as duas guerras mundiais
conseguiram enfraquecê-lo. Foi neste primeiro acampamento
mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram
B.P., Escuteiro-Chefe Mundial.
Depois de vários anos de dedicação ao Escutismo, viajando pelo mundo e fundando
Associações Escuteiras em vários países, B.P. começou a ficar incapacitado,
então, retirou-se para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quénia, na África.
Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e
a visita de amigos. Faleceu na madrugafa de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.
Como se Organiza o CNE
O Corpo Nacional de Escutas está organizado em 4 secções, associadas a faixas etárias, com nomenclaturas próprias.
Dentro de cada secção, os jovens organizam-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica.
• Os Lobitos estão divididos em Bandos de 5 a 7 elementos;
• Denomina-se Alcateia a Unidade formada pelos Bandos de Lobitos;
• Cada Alcateia tem de dois a cinco Bandos;
• Cada um dos Bandos designa-se e distingue-se por uma das seguintes cores,
escolhida pelos respectivos Lobitos e que figura no distintivo de cada Lobito e na
bandeirola de Bando: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo;
• O patrono da I Secção é São Francisco de Assis;
• A cor representativa desta secção é o Amarelo;
Exploradores;
• Os Exploradores estão divididos em Patrulhas de 4 a 8 elementos;
• Denomina-se Grupo Explorador a Unidade formada pelas Patrulhas de
Exploradores;
• Cada Grupo tem de duas a cinco Patrulhas;
• Cada Patrulha designa-se pelo nome de um animal, o Totem, cuja silhueta figura
na bandeirola da Patrulha e cujas cores do distintivo distinguem os seus membros;
• O patrono da II Secção é São Tiago;
• A cor representativa desta secção é o Verde.
Pioneiros;
• Os Pioneiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
• Denomina-se Grupo Pioneiro a Unidade formada pelas Equipas de Pioneiros;
• Cada Grupo tem de duas a cinco Equipas;
• Cada Equipa designa-se por um nome de um animal, o Totem, ou um Santo da
Igreja, ou um Benemérito da Humanidade ou um Herói Nacional, cuja silhueta
figura na bandeirola e no distintivo da Equipa;
• O patrono da III Secção é São Pedro;
• A cor representativa desta secção é o Azul.
Caminheiros
• os Caminheiros estão divididos em Equipas de 5 a 8 elementos;
• denomina-se Clã a Unidade formada pelas Equipas de Caminheiros;
• cada Clã tem de duas a cinco Equipas;
• cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Benemérito da
Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Caminheiros devem conhecer e tomar
como modelo de acção;
• o patrono da IV Secção é São Paulo;
• a cor representativa desta secção é o Vermelho
Ainda dentro do próprio agrupamento existem pessoas que ocupam determinados
cargos como os que a seguir se apresentam:
-Chefe de Agrupamento
-Chefe de Agrupamento Adjunto
- Assistente de Agrupamento
-Adjunto de Assistente de Agrupamento
-Secretário de Agrupamento
-Tesoureiro de Agrupamento
-Chefe de Secção
-Chefe de Secção Adjunto
Dentro de cada secção, os jovens organizam-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica.
I Secção:
• Constituída por rapazes e raparigas dos 6 aos 10 anos que são denominados Lobitos; • Os Lobitos estão divididos em Bandos de 5 a 7 elementos;
• Denomina-se Alcateia a Unidade formada pelos Bandos de Lobitos;
• Cada Alcateia tem de dois a cinco Bandos;
• Cada um dos Bandos designa-se e distingue-se por uma das seguintes cores,
escolhida pelos respectivos Lobitos e que figura no distintivo de cada Lobito e na
bandeirola de Bando: branco, cinzento, preto, castanho e ruivo;
• O patrono da I Secção é São Francisco de Assis;
• A cor representativa desta secção é o Amarelo;
II Secção:
• Constituída por rapazes e raparigas dos 10 aos 14 anos que são denominados Exploradores;
• Os Exploradores estão divididos em Patrulhas de 4 a 8 elementos;
• Denomina-se Grupo Explorador a Unidade formada pelas Patrulhas de
Exploradores;
• Cada Grupo tem de duas a cinco Patrulhas;
• Cada Patrulha designa-se pelo nome de um animal, o Totem, cuja silhueta figura
na bandeirola da Patrulha e cujas cores do distintivo distinguem os seus membros;
• O patrono da II Secção é São Tiago;
• A cor representativa desta secção é o Verde.
III Secção:
• Constituída por rapazes e raparigas dos 14 aos 18 anos que são denominados Pioneiros;
• Os Pioneiros estão divididos em Equipas de 4 a 8 elementos;
• Denomina-se Grupo Pioneiro a Unidade formada pelas Equipas de Pioneiros;
• Cada Grupo tem de duas a cinco Equipas;
• Cada Equipa designa-se por um nome de um animal, o Totem, ou um Santo da
Igreja, ou um Benemérito da Humanidade ou um Herói Nacional, cuja silhueta
figura na bandeirola e no distintivo da Equipa;
• O patrono da III Secção é São Pedro;
• A cor representativa desta secção é o Azul.
IV Secção:
• Constituída por rapazes e raparigas dos 18 aos 22 anos que são denominados Caminheiros
• os Caminheiros estão divididos em Equipas de 5 a 8 elementos;
• denomina-se Clã a Unidade formada pelas Equipas de Caminheiros;
• cada Clã tem de duas a cinco Equipas;
• cada Equipa escolhe para Patrono um Santo da Igreja, Benemérito da
Humanidade ou Herói Nacional, cuja vida os Caminheiros devem conhecer e tomar
como modelo de acção;
• o patrono da IV Secção é São Paulo;
• a cor representativa desta secção é o Vermelho
Ainda dentro do próprio agrupamento existem pessoas que ocupam determinados
-Chefe de Agrupamento
-Chefe de Agrupamento Adjunto
- Assistente de Agrupamento
-Adjunto de Assistente de Agrupamento
-Secretário de Agrupamento
-Tesoureiro de Agrupamento
-Chefe de Secção
-Chefe de Secção Adjunto
Subscrever:
Mensagens (Atom)