sexta-feira, 29 de março de 2013

Conhecer o Patrono dos Pioneiros, da tua equipa e da comunidade


São Pedro (PATRONO DOS PIONEIROS)

Apóstolo escolhido por Cristo para presidir à Igreja nascente, São Pedro é tão importante quanto humilde. 
Foi Deus quem quis tornar forte o que antes era fraco e, apesar das limitações e debilidades humanas deste Apóstolo, quis com ele empreender a obra grandiosa de construção da Igreja de Cristo. Nesse sentido,  São Pedro é "pioneiro" de um tempo novo, o tempo da vida "com Cristo", o tempo das primeiras comunidades que partilharam os ensinamentos do Filho de Deus.
São Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja se começou a erguer e, nesse sentido, ele foi, sobretudo, construtor de comunidade. Em seu redor surgiram outros que, atraídos pelo seu testemunho de vida, descobriram a presença do Senhor Ressuscitado na Igreja, Seu Corpo.
São Pedro mostra-nos o sentido comunitário da vida e motiva-nos a pôr a render os nossos talentos, em vista do bem comum, com o sentido último de ajudar a construir na terra o Reino dos Céus.




António Maria Claret (PATRONO DA NOSSA COMUNIDADE)

António Maria Claret nascido, Antoni María Claret i Clará, em Sallent na Catalunha no dia 23 de dezembro de 1807 e acabou por falecer em Fontfroide na Narbona no dia 24 de outubro de 1870. 
Foi um sacerdote católico espanhol, arcebispo de Cuba, fundador dos ordem dos padres Claretianos, também conhecida como Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria.
Maria Claret é também venerado pela Igreja Católica e foi canonizado pelo Papa Pio XII no dia 27 de maio de 1950.
É no dia 24 de outubro que se realiza a sua festa litúrgica.




Bob Marley (PATRONO DA NOSSA EQUIPA)


Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley nasceu em Nine no Mile no dia 6 de fevereiro de 1945 e acabou por morrer em Miami no dia 11 de maio de 1981 com apenas 36 anos. 
Foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. 
Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. 
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.
Marley teve direito a uma Estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Sem comentários:

Enviar um comentário