Escutismo para Rapazes surge devido a outro livro de Baden-Powell, Aids to Scouting, publicado em 1901 destinado ao exército. Estava a ser usado como livro de texto nas escolas masculinas e por rapazes em toda a Inglaterra.
Devido a este fenómeno e a pedido de vários jovens da altura, em destaque de Jonh Smith , fundador da associação «Boys' Brigade», Baden-Powell com a sua experiência na Índia e África onde conviveu com várias tribos selvagens mais a sua investigação a respeito da educação dos rapazes, que ia desde os espartanos, antigos bretões, peles vermelhas, até nossos dias, Baden-Powell desenvolve o conceito de escotismo para rapazes, onde o aplica em prática pela primeira vez em 1907, num acampamento na pequena ilha britânica de Brownsea com vinte rapazes. Devido ao êxito obtido publica pela primeira vez Scouting for Boys em 1908, que estava dividido em seis prestações quinzenais , ilustradas por ele mesmo, posteriormente, foi encadernado e vendido inteiro.
Quando o Escotismo para Rapazes sai nas bancas a adesão é tal que se propaga pela Europa em poucos anos e encontra-se traduzido em dezenas de línguas, sendo vendido em quase todo o mundo. Nasce assim o movimento escoteiro internacional, sendo a base de toda a sua filosofia e técnica descrita neste livro.
O livro contém orientações em forma de «Palestras de Bivaque» ou conversas de Fogo de Conselho sobre conhecimentos importantes para um Escuteiro: Orientação, Tocaia, Comida selvagem, Primeiros Socorros, Organização de um Acampamento, etc. Mas também sobre cidadania, carácter, importância do serviço ao próximo, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário